segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Thomas Henry Huxley - O "buldogue de Darwin"



Thomas Henry Huxley é meu herói. Nascido em 1825, foi um biólogo britânico que se tornou famoso por ser um dos maiores defensores das teorias evolucionistas de Darwin, que não era lá um grande orador e preferia se manter longe das discussões científicas da época.

Um de seus grandes momentos foi durante um debate acalorado sobre evolucionismo x criacionismo com o bispo Samuel Wilberforce, em um congresso científico de 1860 na Universidade de Oxford, em frente a quase 1000 pessoas, que num momento de fúria perguntou à Huxley se foi "através da sua avó ou do seu avô" que ele "alegava a descendência de um macaco". A resposta de Huxley correu o mundo:

"Se a questão é se eu preferiria ter um macaco miserável como avô ou um homem altamente favorecido pela natureza que possui grande capacidade de influência mas mesmo assim emprega essa capacidade e influência para o mero propósito de introduzir o ridículo em uma discussão científica séria, eu não hesitaria afirmar a preferência pelo macaco".

TOMA!



Outra importante contribuição para a humanidade dada por Huxley foi a criação do termo "agnóstico" para uma "crença" paralela à qualquer espécie de religião: a de que é impossível para o ser humano provar ou não provar a existência de Deus ou deuses, pois o tema é metafísico demais para que possamos compreendê-lo. 

O cara fez muitas outras coisas. Pode-se ler um pouco mais sobre ele aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Henry_Huxley

Nenhum comentário:

Postar um comentário