terça-feira, 30 de julho de 2013

Filmes - Paradão Semanal

Bom, como tenho tido tempo para assistir bastante filmes nessas férias da faculdade, vou fazer este post falando um pouquinho sobre cada um dos filmes que olhei esta semana. Vamos ver se consigo toda semana falar um pouco sobre o que tenho assistido.


Meus gostos são mais voltados pro cinema de horror. Gosto de todos os tipos e de todos os países, mas como dou uma puxadinha de saco pros gores, acabo me interessando mais pelos feito na Itália do que os americanos ou ingleses (ainda que a Hammer seja pra mim a mais perfeita produtora dentro do mercado do horror). Mas isso não quer dizer que eu me prenda nesse estilo, bem pelo contrário. Falarei também dos mais variados filmes que porventura eu venha a olhar. Mas deixando de papo, vamos lá.



Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto (Before the Devil Knows You Are Dead - 1997)



Basicamente o filme retrata um determinado momento na vida de dois irmãos PRA LÁ DE AZARADOS, que passando por problemas financeiros resolvem cometer um crime para salvar suas vidas financeiras e amorosas. Quando o crime dá errado, acabam acertando um tiro em uma pessoa muito próxima a eles e então tudo desmorona. Algumas pessoas que sabem do que aconteceu passam a chantageá-los, enquanto o pai deles procura os bandidos responsáveis pelo assalto. 

É um filme mediano. Uma direção segura do Sidney Lumet (diretor do seminal "12 Homens e Uma Sentença", de 1957), atuação boas, porém nada extraordinário ou que valha a pena uma segunda conferida (a não ser a Marisa Tomei que é um ESPETÁCULO DE MULHER).



As Bodas de Satã (The Devil Rides Out - 1968)


Clássico absoluto lançado pela Hammer em suas parcerias com Christopher Lee, um ator simplesmente SENSACIONAL (lembram do Saruman?) e dirigido pelo Terence Fisher, responsável por outros clássicos absolutos da Hammer, como "Vampiro da Noite", "A Maldição do Lobisomem" e "A Górgona". Marca um período onde a produtora se especializava em temas como ocultismo, com cenas de rituais satânicos e simbologias condizentes com a realidade (inclusive o Bode de Mendes é retratado fielmente). No filme, um duque (Lee) descobre que um protegido seu está participando de rituais de magia negra e perderá sua alma para Satanás dentro de três dias, caso aceite firmar um pacto com o tinhoso. Começa então uma corrida contra o tempo para que a alma do rapaz seja salva. 


Curiosidade: cenas desse filme podem ser vistas no clip "The Number of the Beast", do Iron Maiden.

Espírito Maligno (Chi Sei? - 1974)


Esse filme é muito bom! Li que se tratava de uma versão italiana d'O Exorcista e me obriguei a olhar mesmo sem legendas. Não me arrependi. Chi Sei? é sensacional. O Exorcista é meu filme favorito, porém admito que esse aqui dá mais medo (se o espectador estiver no clima certo). É bem mais tenso e assustador, como nas cenas de vômito ou quando alguém fica sozinho no quarto com o demônio. Claro que os efeitos não são maravilhosos, mas não prejudicam o filme de forma alguma. 
Pra variar mais uma ótima cópia italiana de algum horror clássico. Vale muito a pena olhar. Dirigido pelo Ovidio G. Assonitis, de "Piranha 2 - Assassinas Voadoras" e "Tentáculos".


 

Vampiro da Noite (Horror of Dracula - 1958)


FILMAÇO do já citado diretor Terence Fisher, primeiro da sequência de filmes em que Christopher Lee interpreta o vampirão da Transilvânia. Inspirado no livro de Bram Stoker, Dracula parte da sua mansão e se esconde em Londres em busca de novas vítimas para se alimentar. Dr. Van Helsing (interpretado por outro ator BRILHANTE, o Peter Cushing), amigo intimo de uma das vítimas, parte com toda sua determinação para encontrar Dracula e acabar com seu reinado de horror.
Aqui a Hammer dava inicio à uma era de muita sexualidade, sangue e extrema violência que caracterizaram boa parte de suas produções, assustando boa parte dos fãs do vampiro sugador de sangue até então habituados a um Dracula mais intimista, clássico e majestoso (alguém ai falou "LUGOSI"?). Nessa versão da Hammer, Dracula possui os olhos vermelhos injetados de sangue e presas grotescas, espalhando a morte por onde passa.



Maldição - Raízes do Terror (The Curse - 1987)


Pra finalizar, uma pérola esquecida. Por incrível que pareça uma trasheira de enorme qualidade!!! Este único filme dirigido por David Keith e adaptado do conto "The Colour Out of Space", do Lovecraft, onde um meteoro cai em uma fazenda e derrete, contaminando a água do local com algum organismo que afeta também as pessoas, animais e plantas que a utilizam para sobreviver (me lembrou bastante também o conto "A Morte Solitária de Jordy Verrill" interpretado pelo Stephen King no filme "Creepshow" de 1982, dirigido curiosamente pelo Romero, onde um fazendeiro é contaminado por algo que chega à Terra através de um meteoro). Também conta com uma ajudinha do Fulci nas cenas gore (ou seja, quase o filme inteiro) e é um presente pros fãs do gênero. 
Fui assistir o filme com o controle na mão, pensando que teria que passar em fast foward as cenas desnecessárias, e qual não foi minha surpresa quando o filme estava terminando e não consegui pular um trechinho sequer!



Minha pontuação para cada filme:

Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto - 06/10
As Bodas de Satã - 09/10
Espírito Maligno - 07/10
Vampiro da Noite - 09/10
Maldição - Raízes do Terror - 08/10


Nenhum comentário:

Postar um comentário